segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Disputa Acirrada

Conhecido como “Ninho de Pássaro”, por sua arquitetura inovadora e diferenciada, o Estádio Olímpico de Pequim será o local de competições mais importante dos Jogos Olímpicos de 2008.
Construído em três anos e meio, o estádio teve um atraso de quatro meses de sua previsão de entrega inicial e foi inaugurado em abril de 2008, numa prova de marcha atlética.
No Ninho de Pássaro foram gastos cerca de US$ 500 milhões, estourando o orçamento inicial que era de US$ 423 milhões. Durante a construção, dois operários morreram no canteiro de obras.

O projeto do estádio foi escolhido em um concurso feito pela prefeitura de Pequim e pelos organizadores dos Jogos com arquitetos do mundo todo. O grupo formado pelo escritório suíço Herzog & De Meuron, pelos britânicos Arup Sport e pelos chineses China Architeture Design & Research Group saiu vencedor, por apresentar um desenho com uma "perfeita combinação de elegância e simplicidade", segundo os organizadores.O grupo já tinha certa experiência em erguer praças esportivas.Em Pequim, o Estádio Olímpico tem um design inovador, com o formato de um ninho de pássaro. À noite, recebe uma iluminação vermelha que é refletida em um espelho d'água ao seu redor.

Nenhum comentário: