sábado, 6 de setembro de 2008

Museu de Arte Da Pampulha - Oscar Niemayer

Curvas X Retas: Nesse edifìcio Niemayer usou a mistura de curvas e retas. Há lugares onde as estruturas retas predominam, com pequenas e sutis estruturas curvas, como na entrada do museu, antigo cassino, na foto acima (o edifício é reto, mas o avanço do telhado é curvo). Entretanto, há também lugares em que o oposto acontece, como na entrada do auditório, que para entrar nele pasa-se por paredes retas e entre elas há uma parede curva, possibilitanto a entrada de pessoas pelos 2 lados, no auditório.
Ruptura de tradição: para a arquitetura da época, a inexistencia de portas e janelas convecionais era algo inimaginável. Entretanto, Niemayer usou postas que são camufladas na paredes e janelas que também são paredes de vidro que se abrem apenas na pate de cima, como na figura.

Contraste dos materiais: Os materiais usados por Niemayer na construção foram muito bem escolhidos. A maioria foi importado para o Brasil. O espelho no fundo reflete os tons dos outros materias e durante o dia, reflete também a luz solar, apresentando uma tonalidade amarelada, contrastando com a cor do piso (marrom) e da pedra argentina usada nos patamares.


" Península": Niemayer interviu na natureza do terreno original ao "construir" um morro, localizado em uma península da lagoa, para que a edificação podusse se destacar na orla e também para que os que estivessem no interior pudessem ter uma vista mais ampla.
Iluminação: Ao invés de tradicionais lustres, Niermayer utilizou lâmpadas colocadas sobre uma concavidade existente no teto. Quando acesas, a luz emitida se espalha na parte côncava dando um efeito interessante.

A importância do MAP arquiteturalmente não se restringe apenas à Belo Horizonte ou ao Brasil, ela ficou mundialmente conhecida no século passado por representar uma quebra da tradicional arquitetura construída até então. Formas simétricas, com fachadas bem definidas e organizadas era comum na época. Portanto, a arquitetura inovadora de Oscar Niemayer, foi um choque ao padrão de construção bela que se tinha. Muito criticado pelo cassino construído na capital mineira, Niemayer só foi reconhecido como bom arquiteto alguns anos depois. O atual museu, construído na orla da lagoa para ser um cassino abusa das formas e não tem uma só fachada, mais várias. As passarelas interiorese as paredes de vidro permitiam uma maior interelação entre aqueles que lá estavam. É nesse conceito que devemos nos basear a fim de contruír-mos um arquitetura que seja, não apenas bela ao olhos, mas também que seja prática e agregue os usuários do local.

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